home

   

google.com facebook.com/tribunadeguamare instagram.com/
trbn.png (7323 bytes)
Busca

 

Saúde

Moscas: Tire dúvidas sobre virose que lotam hospitais no Piauí

     
  
 

Por :Tribuna de Guamaré

11/02/2016 16:20:06

Nota: O fato vem ocorrendo no estado do Piauí conforme as informações abaixo e é bom já começar a se prevenir.

Dor de cabeça, dor no corpo, diarreia, vômito e até febre - estes são os sintomas mais comuns das viroses e outras infecções que se espalham por causa das moscas. Na Unidade de Prontoatendimento (UPA) do Renascença, por exemplo, um terço dos 300 pacientes são atendidos com esses mesmos sintomas.

As moscas circulam por lixões e, nas patas carregam vírus e bactérias até os alimentos que a população consome. Por isso, deve-se evitar o acúmulo do lixo, especialmente dentro de casa e lavar bem as mãos e os alimentos", explica o médico Willams Cardec, ressaltando que com crianças e idosos os cuidados têm que ser redobrados.

Em entrevista ao Jornal do Piauí desta quarta-feira (10), a diretora de Vigilância e Saúde, Amariles Borba, esclareceu alguns dos principais equívocos sobre higiene e alertou a população sobre os riscos da falta de limpeza, saneamento e cuidado:

- Lavar as mãos só com água
"Não adianta. Tem que esfregar bem, com água e sabão. Tem que ter cuidado com as unhas, que é onde acumula muita sujeira".
- Usar apenas álcool em gel
"Não adianta. O álcool não substitui a água e o sabão. O ideal é que depois de lavar bem as mãos, você use o álcool em gel, mas não em substituição".
- Bebês que mamam estão protegidos
"Não. Tem que lavar das pontas dos dedos até o cotovelo antes de cada mamada".
- Cloro mata vírus e bactérias
"Não. A cloração mata apenas as bactérias".

Amariles acrescentou que existe na rede pública de saúde a vacina do rotavírus, que previne diarreias, em bebês de até dois meses. Ela explicou ainda que o tipo de reação das pessoas vai depender da quantidade de bactérias ou vírus no organismo e das circunstâncias encontradas por esses microorganismos no corpo da pessoa.

Jordana Cury
jordanacury@cidadeverde.com - Fonte: cidadeverde.com


O conteúdo foi útil pra você?

 

-

Informações e Política - Fatos, imagens e editoriais sobre o que acontece em Guamaré e no Brasil.
Obs. Textos e editoriais aqui apresentados, são de responsabilidade dos seus autores, os quais assinam com o nome e o e-mail para contato.

® 1998 - Tribuna de Guamaré

início